Moradores de Ribeirão comemoram serviços gratuitos em ação social

Com as portas abertas da EE Di Cavalcanti, no bairro Jardim Caçula, em Ribeirão Pires, a população local pôde usufruir de serviços gratuitos oferecidos pelo Diário do Grande ABC nos Bairros, no último sábado.

Apesar de ter sido a terceira vez que a unidade escolar participou da ação social, muitos moradores das redondezas ainda não haviam usufruído dos serviços. “Estou acostumado a vir à escola aos fins de semana por causa da Escola da Família, mas não havia participado do Diário nos Bairros ainda. Foi uma grata surpresa, porque também podemos participar das atividades, como os cuidados com a saúde, o corte de cabelo, o atendimento jurídico. Todos que moram aqui deveriam, ao menos uma vez, participar. É importante essa ação no bairro, que carece de tantas melhorias”, considerou a vendedora Maria José da Silva, 36 anos, que estava acompanhada pela filha Gabrielle, 10. “Ano que vem ela estudará nesta escola”, completa a mãe.

A vendedora também aproveitou, enquanto a filha brincava na cama elástica e no escorregador inflável, para fazer higienização na pele com a equipe Nemawashi Cosméticos, outra parceira da ação.

A equipe do Instituto Embelleze de Ribeirão Pires também marcou presença no evento social com os cortes de cabelo gratuitos. “É gratificante que a gente possa inspirar sonhos. Muitos veem na nossa profissão oportunidade de trabalho. E, com essa oportunidade, além disso, conseguimos cuidar do visual das pessoal de forma gratuita”, afirmou Robinson Alexandre da Silva, da barbearia e cabeleireiro do instituto.

Em uma das salas da EE Di Cavalcanti, técnicos do sistema elétrico da Eletropaulo realizaram palestras sobre os cuidados com a fiação elétrica dentro de casa e nas vias públicas. “Nossa intenção é passar informações para que acidentes sérios sejam evitados. Não sobrecarregar a tomada de uma casa com a ligação de vários aparelhos é apenas uma das dicas”, informou Orlando José dos Santos, junto a outro técnico da empresa, Robson de Oliveira.

Ao fim do dia, dez cestas básicas foram sorteadas para moradores que participaram do evento.

Testes de glicemia e aferição da pressão arterial foram os mais procurados

Enquanto as crianças se divertiam nos brinquedos infláveis e comiam algodão-doce e pintavam o rosto, os pais aproveitaram o dia de atrações gratuitas na EE Di Cavalcanti para se cuidar.

Uma das salas mais procuradas foi a que disponibilizava o teste de glicemia (taxa de açúcar no sangue) e de aferição da pressão arterial. “Muitas pessoas chegam até nós e não sabem que estão a um passo de serem diabéticas ou que têm pressão alta. Esse serviço ajuda como conscientização e alerta, já que encaminhamos os casos mais preocupantes à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima”, explica Thais Amorim Oliveira, professora de enfermagem do Colégio Renil, parceiro no Diário na ação social.

Thais explica que equipe aproveita para dar orientação nutricional. “Fazemos pequenos alertas em conversa rápida com o paciente. Uma das pessoas, por exemplo, disse não tomar refrigerante por causa do volume de sódio (sal) na bebida e que toma suco de caixinha, no entanto, orientamos que a opção também possui taxas elevadas e não seria a saída.”

INTEGRAÇÃO

A ação faz com que a comunidade, e não apenas as crianças, participe da unidade escolar. Essa troca é importante, principalmente quando vem com esses serviços.

Valquíria Aparecida da Silva, vice-diretora da Escola da Família

Evento une comunidade escolar

Ter em único espaço serviços e divertimento às crianças (como mesa de pebolim, pintura no rosto, brinquedos infláveis, cama elástica e jogos de tabuleiro) é razão pela qual o Diário do Grande ABC nos Bairros despertou o interesse da população do Jardim Caçula, em Ribeirão Pires.

“Primeira vez que participo e estou achando maravilhoso. Meus filhos cortaram o cabelo, fiz limpeza de pele, já realizei os testes de saúde e os meninos vão brincar bastante ainda”, disse a doméstica Cristina Silva, 28 anos, que aproveitou também para conhecer a escola onde Vinícius e Elton, com 11 e 4 anos, respectivamente, vão estudar futuramente.

O educador universitário César Henrique, 19 anos, participou pela segunda vez do evento e reforçou a importância de integrar a comunidade. “É uma oportunidade de as pessoas terem serviços gratuitos, já que para ter acesso a algumas coisas que o bairro não possui é preciso se deslocar ao Centro da cidade, em trajeto que demora ao menos 40 minutos. Além disso, é a oportunidade de fazer parte da escola. Pais que são presentes na vida acadêmica dos filhos, com certeza, garantem bons resultados na vida do aluno.”

Além das brincadeiras, a criançada pode passar por avaliação odontológica. A dentista Letícia Costa, da Dental Plus, explicou que a maior dificuldade das pessoas continua sendo a escovação. “Sempre é preciso orientar como passar o fio dental e os movimentos certos que devemos fazer com as cerdas da escova, evitando cáries e complicações”, pontuou.

ASSISTÊNCIA JURÍDICA

O evento também contou com consultoria jurídica aos adultos. Equipe de advogados da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Ribeirão Pires esclareceu dúvidas recorrentes, como processo de inventário (levantamento dos bens de determinada pessoa após sua morte), direito do consumidor e da família (como pensão alimentícia e divórcio). “A OAB da cidade já realiza atendimento voluntário a fim de esclarecer dúvidas. A ação do Diário é uma extensão do que já fazemos. E isso é importante porque muitas pessoas não possuem poder aquisitivo para consultar advogado em momentos delicados”, informou a advogada Danielle Mariana Alves.

Na mesma sala para atendimento estavam os técnicos do Seguro Social Gilda Soares Dias Oettinger e Frank Vagner da Silva Menado para esclarecer dúvidas em relação ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). “Questões sobre aposentadoria e salário-maternidade são recorrentes em eventos como este.”

Sala reúne jogos de tabuleiro e videogame para as crianças

Quebra-cabeças, dominó e outros jogos de tabuleiro ficaram à disposição das crianças durante a ação social do Diário, no sábado, na EE Di Cavalcanti. TV com videogame também fez a alegria dos pequenos. “Aos fins de semana, eles já costumam se divertir, mas hoje (sábado), devido à ação, o espaço conta com mais crianças, o que deixa tudo mais divertido”, assinalou Simone Santos Florentino, 27 anos, da Escola da Família.

O aluno Lucas Pereira, 10, denominou o dia como “perfeito”. “Pintei o rosto, comi doce, brinquei na quadra nos brinquedos e agora estou jogando. Estou feliz”. O garoto estava acompanhado da mãe, a dona de casa Cris Pereira, 33, que também aprovou o evento. “Hoje também vim aproveitar as atividades.”





É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Diário Online Copyright Diário do Grande ABC. Todos os direitos reservados - 2017