Última ação social do ano realiza 1.572 atendimentos

População da Vila Magini, em Mauá, contou com atividades de lazer, esportes e serviços

A última edição do ano do Diário nos Bairros, realizada no sábado na EE Vila Magini, no bairro de mesmo nome, em Mauá, promoveu 1.572 atendimentos. Serviços voltados a saúde, beleza, informação, além de diversão e esporte para crianças e jovens fizeram sucesso entre a comunidade.

A unidade de ensino integra o programa Escola da Família, que abre as portas todos os fins de semana com atividades e oficinas para os moradores. Em conjunto com a ação social, a população teve ainda mais interação. “É um evento maravilhoso, que abre vários horizontes, oportunidades, permite a aquisição de conhecimento e diversão, que são de grande valia. Ganham os alunos, pais, professores e toda a comunidade”, disse a vice-diretora Mônica Duarte de Oliveira Morgan, 45 anos.

Mais do que ter à disposição – e gratuitamente – corte de cabelo, higienização de pele, avaliação bucal e aferição de pressão e teste de glicemia, quem esteve no local teve a oportunidade de esclarecer questões de âmbitos previdenciário e jurídico. Na primeira área, as dúvidas foram sanadas pela gerente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) de Mauá, Gisele Silva Piqueira, 37. “Falamos sobre benefícios, serviços que oferecemos e informações gerais focadas em uma nova ferramenta digital, chamada Meu INSS, na qual a pessoa pode acompanhar toda a vida previdenciária dela sem precisar ir até uma agência”, explicou Gisele.

No âmbito jurídico, advogados representando a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) da cidade deram orientações à população que buscava ajuda. “A maior parte dos atendimentos está relacionada a dúvidas de como proceder para dar entrada no processo de divórcio, além das questões relacionadas ao pagamento de pensão alimentícia”, observou o advogado Roberto Izidoro, 38.

“A população do bairro é carente de informação, e participar desse evento é uma oportunidade de ela ficar mais esclarecida”, salientou a advogada Talita Silva Nogueira, 27.

TRABALHO

Quem participou do evento encontrou também auxílio para conquistar uma colocação no mercado de trabalho, com o respaldo da Agência Escola. Willian Ferreira Batalha, 26, conseguiu sair da ação social com a indicação para uma vaga de churrasqueiro. “Também me indicaram um curso profissionalizante para eu me aperfeiçoar. Estou desempregado há dois anos e saio daqui mais confiante em arrumar um trabalho”, disse.

O estudante Gustavo Souza Germano, 18, procurou orientação para conseguir a primeira oportunidade de emprego. “Muito bom encontrar esse apoio aqui. Fim de ano chegou e espero poder estar empregado logo.”

Cães da GCM encantam e levam exemplo

Mais do que mostrar o quão inteligentes e obedientes são, os cães da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano levaram exemplo de cidadania às crianças, jovens e adultos. Durante a apresentação de suas habilidades, o pastor-alemão cinza Logan, 8 anos, ensinou aos presentes a necessidade de manter limpo o ambiente onde vivemos. 

Quando o guarda Roberto Coelho jogou ao chão uma garrafa plástica, imediatamente Logan a colocou em seu devido lugar: no cesto de lixo. A estudante Isabelly do Nascimento, 11, disse que o cão deu uma grande lição. “Ele mostrou que é preciso ser educado e jogar o lixo no lixo.”

A cada demonstração dos cachorros, o público se apertava para fotografar e filmar as performances dos animais. Um dos momentos que deixaram a plateia em estado de extremo encanto foi quando Ozzy, um border collie de 4 anos simulou fazer uma oração, junto aos GCMs. “Também achei lindo quando ele pulou em algumas pessoas para dar um abraço”, falou a doméstica Rosilda Correa do Nascimento, 55.

No dia a dia, os animais – que são cães de faro e de proteção – auxiliam o trabalho da GCM são-caetanense. Os serviços de Logan, no entanto, estão com os dias contados para serem prestados: ele se aposentará no próximo mês.

Outra atração levada pela GCM e que prendeu a atenção do público foi o teatro de fantoches que, de forma lúdica, leva importantes mensagens de cidadania.

A diversão ficou completa com cama elástica, tobogã inflável e atividades realizadas pela Liga Amadora de Basquete do ABC. 





É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Diário Online Copyright Diário do Grande ABC. Todos os direitos reservados - 2017