Ação social realiza 700 atendimentos em Ribeirão Pires

Em mais uma edição do Diário nos Bairros, desta vez realizada na EE Senador Casemiro da Rocha, no bairro Ouro Fino, em Ribeirão Pires, a população pôde ter acesso a diversos serviços de forma gratuita. Atividades como corte de cabelo, entrega de currículos, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, entre outras, estiveram ao alcance das pessoas. Foram realizados aproximadamente 700 atendimentos no sábado.

A unidade, que fica na divisa com o município de Suzano,integra o programa Escola da Família, que abre osportões da unidade em todos os fins de semana. Estudam média de 800 alunos dos ensinos Fundamental 2 e Médio no local. Conforme o vice-diretor Bruno Brianti Frutos, 31 anos, a iniciativa é positiva para a comunidade. “São alunos de duas cidades e que moram em locais afastados, alguns até em rua de terra. Divulgamos bastante, principalmente no sentido de promover o lazer.”

A dona de casa Lucitânia Sérgio Martins, 34, ficou sabendo da iniciativa justamente pela filha, que estudou na unidade. “Aqui realmente faltam opções para passeio no fim de semana. Quando queremos fazer alguma coisa, vamos para Santo André, no shopping oupara o Centro de Ribeirão Pires. Aqui é a primeira vez que venho e estou aproveitando muito.” Teve também quem aproveitou a oportunidade para saber mais sobre aposentadoria e demais benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). “Fiquei sabendo ontem, por causa da divulgação aqui no bairro. Precisava tirar dúvidas sobre a minha aposentadoria e aproveitei para vir até aqui”, contoua dona de casa Rosângela Rafael, 59.

“É a segunda vez que participo do evento, já que no ano passado (o serviço) também passou por aqui. Meus filhos aproveitaram para cortar o cabelo”, contoua manicure Renata Machado, 33. A moda dos riscos na sobrancelha e no cabelo, foi bastante pedida para a Associação de Cabeleireiros, responsável pelos cortes. Para os pequenos, além da cama elástica, a AES Eletropaulo desenvolveu atividade sobre a importância da prevenção de acidentes envolvendo a energia elétrica. Os participantes ganharam revista educativa com atividades sobre o tema, além de assistirem a palestra e demonstrações sobre os perigos de se aproximar da rede, com pipas, por exemplo. O tênis de mesa também foi opção disputada. 

VOLUNTÁRIOS

Para quem disponibilizou um pouco do tempo para ajudar o próximo, a maior satisfação é verum sorriso no rosto. A estudante de enfermagem do Colégio Renil Tainara Alves de Brito, 20, participou do evento pela primeira vez. “Foi gratificante e com certeza pretendo vir mais vezes. É muito bom ter esse contato com as pessoas, até porque a nossa profissão depende bastante disso.”

Já Gilda Soares Ottinger, 54, que trabalha no atendimento da unidade do INSS em Ribeirão Pires, sempre participa do projeto. “As pessoas têm muitas dúvidas, principalmente de aposentadoria por conta da discussão da reforma. É importante que elas tenham este espaço para tirar as dúvidas e ter acesso à informação.”

Jovens estão entre os que mais procuram vagas de emprego

A Agência Escola, que disponibilizou bolsas de estudo para cursos profissionalizantes e vagas de emprego, foi responsável por 67 atendimentos no sábado. Os participantes preencheram fichas para serem encaminhadas para processos seletivos. Conforme o consultor comercial Ronaldo Leite Lopes, 31 anos, a maior parte dos candidatos busca a primeira oportunidade no mercado de trabalho. “Inclusive muitos jovens, que procuram vaga de aprendiz”, comentou.

Neste perfil estava Luana Pacheco, 15, estudante do 1º ano do Ensino Médio. Ela pretende adquirir experiência para a área em que quer atuar no futuro. “Gostaria de atuar com empreendedorismo, ter meu próprio negócio. Acho importante, começar a trabalhar o quanto antes.” 





É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Diário Online Copyright Diário do Grande ABC. Todos os direitos reservados - 2017