Escola abre as portas no fim de semana e dá aula de cidadania

“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas”, já dizia o educador brasileiro Rubem Alves (1933-2014).O pensamento a respeito do papel da unidade de ensino na vida dos alunos e de toda a comunidade encontra sentido na EE Padre Agnaldo Sebastião Vieira, na Vila Guiomar, em Santo André, que mantém portas abertas para acolher os moradores do entorno aos fins de semana com atividades diversas.  No sábado, as ações ganharam reforço com a realização da quinta edição do ano do Diário do Grande ABC nos Bairros.

“Trabalhamos quatro eixos principais: Saúde, Cultura, Lazer e qualificação para o mercado de trabalho. É importante, porque o aluno não fica ocioso, na rua”, destaca a vice-diretora da unidade, Lucimara Massae Kyono. Ao todo, a escola concentra 500 estudantes entre os ensinos Fundamental 2 (6º ao 9º anos), Médio e a EJA(Educação de Jovens e Adultos). 

Durante todo o evento, entre 9h e 15h, não deu tempo de ninguém ficar ocioso.A ação social do Diário contabilizou 1.630 atendimentos, entre os diversos segmentos de atividades disponibilizadas de forma gratuita à população. “Participei de tudo, mas o que mais gostei foi da palestra da (AES) Eletropaulo. Tirei algumas dúvidas do que está acontecendo naminha casa (queda dodisjuntor) e, na segunda-feira, já vou colocar em prática”,disse a ajudante de cozinha Gilda Alves dos Santos, 54 anos.

Tendo em vista o período de crise econômica no País e a alta do desemprego, uma das atividades mais comemoradas foi o cadastro de currículos e a orientação promovida por profissionais da Agência Escola, empresa especializada no desenvolvimento profissional e recursos humanos. Bianca Ferreira, 23, foi uma das 45 pessoas atendidas. “Trouxe minha filha de 5 anos para brincar e aproveitei para pegar algumas dicas e atualizar o currículo”, destaca.

Outro assunto que sempre gera dúvidas é a Previdência Social. A profissional autônoma Telma Cândido Garcia Palma, 54, aproveitou o atendimento feito pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). “Depois de 20 anos de contribuição, parti para o serviço autônomo.Quero esclarecer algumas coisas”, comentou a moradora de Diadema. No total, o serviço atendeu 32 pessoas. 

A festa também contou com o sorteio de dez cestas básicas e 16 ingressos para cinema. Quem voltou para casa feliz foi a auxiliar administrativa Margareth Teixeira, 49. Ela doará os mantimentos para a irmã, que está desempregada. “Trouxe meus sobrinhos para cortar o cabelo.Vai ajudar bastante,porque ela (irmã) perdeu o Bolsa Família e o ex-marido não está pagando pensão.”  

Serviços de Saúde e estética são sucesso.

Enquanto a criançada se diverte, os pais aproveitam os serviços de Saúde e beleza disponibilizados. Entre aferição de pressão arterial, teste de glicemia, corte de cabelo e limpeza de pele, foram contabilizados 297 atendimentos.

Um dos mais concorridos era a higienização de pele disponibilizada pela Nemawashi. A auxiliar de limpeza Alessandra Pereira, 21 anos, estava na fila para receber o cuidado enquanto os filhos de 5 e 6 anos se divertiam com os brinquedos. “É uma oportunidade”, diz.

Consultor da Nemawashi, Norberto Ferreira de Souza destaca que o objetivo do atendimento é renovar a beleza que já existe nas pessoas. “É um momento de conversa, atenção, além de querer ficar bela”, observa. Durante os minutos de limpeza de pele, a mulher recebe, também, dicas valiosas para colocar em prática no dia a dia. “A gente observa os principais problemas, que geralmente são as manchas e acne,tudo de forma muito delicada. E explica a importância de se limpar o rosto diariamente, com uma higienização mais completa uma vez por mês”, acrescenta.

O corte gratuito de cabelo ficou sob responsabilidade da Associação de Cabeleireiros do ABC, enquanto os testes de Saúde foram feitos por profissionais do Colégio Renil. 

 





É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Diário Online Copyright Diário do Grande ABC. Todos os direitos reservados - 2017