Lazer e Inclusão

A oficina de uma hora promovida por integrantes da Laba (Liga Amadora de Basquete do ABC) contou com a participação de 52 crianças na tarde do sábado, na EE Padre Agnaldo Sebastião Vieira, na Vila Guiomar. Mais do que ensinar arremessos de bola em direção à cesta, a atividade se propôs a despertar nos pequenos cidadãos virtudes como comprometimento, responsabilidade, respeito e cooperação.

“Nosso objetivo, com as ações sociais é, de forma lúdica, mostrar que o esporte é possível e divertido. Por meio do basquete tentamos desenvolver a autoestima e a valorização do eu”, destaca um dos fundadores da Laba, há três anos, Reinaldo Dias Almeida.

O grupo, que concentra 30 equipes, 80% delas do Grande ABC, realiza trabalho permanente com 60 crianças de São Bernardo no Crec (Centro Recreativo, Esportivo e Cultural) Pauliceia, duas vezes por semana. Além dos benefícios da atividade física para o corpo, o professor Alex Adriano Gonçalves também tenta passar a importância da união para os alunos. “Vivemos em uma sociedade individualista, e o basquete é um esporte de equipe, em que cinco atletas têm de trabalhar juntos para vencer”, observa.

OUTRAS ATIVIDADES

Além da oficina de basquete, outras atividades esportivas e de lazer fizeram a garotada feliz. As ações promovidas pelos monitores do programa Escola da Família, entre elas o tênis de mesa, somaram 437 atendimentos. “Gostei de tudo, mas preferi a cama elástica”,ressalta a estudante Geovana Vitória, 11 anos, moradora do núcleo Tamarutaca.

A pequena Evelin, 6, filha da auxiliar de limpeza Fabiana de Moraes, 37, também curtiu a pintura de desenhos, além dos brinquedos. “É uma das poucas oportunidades que ela tem de brincar, porque aqui no bairro não tem muita coisa”, alega. Entre pula-pula, cama elástica, apresentação dos cães da GCM (Guarda Civil Municipal) e do teatro de fantoches da corporação de São Caetano, foram contabilizados 725 atendimentos.





É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Diário Online Copyright Diário do Grande ABC. Todos os direitos reservados - 2017