Orientações sobre busca de trabalho se destacaram

Em um País que contabiliza quase 13,5 milhões de desempregados, segundo recentes informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), dicas para conquistar uma posição no mercado de trabalho são valorosas. Quem se enquadra nesse perfil e foi até a edição do Diário do Grande ABC nos Bairros na EE Laura Lopes, no bairro Prosperidade, em São Caetano, no sábado, recebeu diversas orientações sobre o assunto, passadas pelo auxiliar administrativo Roberto Gonçalves Anastacio, 28 anos, da Agência Escola.

A formulação do currículo foi abordagem de destaque. “Um currículo benfeito gera a oportunidade de uma entrevista de emprego. Aí, nessa etapa, é que a pessoa vai se desenvolver e mostrar o que tem de melhor para oferecer à empresa”, explicou Anastacio. 

Francisca Sheila Procópio Dantas Rodrigues, 27, está em busca de uma vaga de trabalho há sete meses. “Estou cursando Pedagogia e procuro estágio, mas também busco oportunidades nas áreas em que tenho experiência, que é em operação de caixa e como cartazista de lojas”, relatou. Com as dicas que recebeu, ela faria alterações no currículo para melhorá-lo. “Coloquei estar à disposição da empresa e foi explicado que não é correto citar isso, porque se o trabalho exige algo que eu tenha medo, como altura, por exemplo, não vou conseguir realizá-lo”, contou. “O Roberto ressaltou que o ideal é especificar os meus interesses de atuação e já vou mudar isso no meu currículo”, completou.

Para o ajudante geral Lucas da Silva, 21, as dicas sobre o momento da entrevista foram valorosas. “Aprendi como posso me comunicar melhor na apresentação à empresa e não desistir dos meus objetivos”, ressaltou ele, que procura por vaga desde o início do ano. Além da palestra na área, Lucas contou ter gostado de todo o restante da programação do evento. “Deveriam ter mais ações como essa nos bairros, pois levanta o astral da gente.” 

Apresentação da GCM traz conscientização quanto a trânsito

De maneira lúdica, temas importantes, como a educação no trânsito, foram repassados às crianças por meio de divertidos fantoches, manipulados pela GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano. O trabalho com os bonecos é desenvolvido pela corporação há uma década “ou mais”, fala o guarda Hernani Cezário, 43 anos.

Um dos pontos destacados no teatro para entreter e conscientizar é a travessia segura de pedestres. O imprudente hábito de motoristas, cada vez mais comum, de dirigir e usar o telefone celular também foi abordado. “Os personagens interagem com as crianças para passar o conteúdo e elas adoram”, conta Cezário.

A cada edição do Diário do Grande ABC nos Bairros em que a GCM se apresenta, um tema é colocado para as crianças. Na segunda edição deste ano, em junho, realizada em Diadema, o teatro de fantoches recebeu a visita indesejada do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

A apresentação é feita com oito bonecos, entre os quais um que se locomove com cadeira de rodas. “A gente busca levar para as crianças também o respeito com as pessoas com deficiência”, explica o GCM. O brilho nos olhos do público infantil, a cada apresentação, emociona Hernani, que está na corporação desde 1998. “Para mim, o sorriso de uma criança paga tudo, alimenta a alma.”

Além da peça teatral, a GCM também encantou o público com apresentação do cães treinados pela corporação. Os animais são utilizados em operações da própria guarda e no apoio a ações das polícias Civil e Militar. 





É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Diário Online Copyright Diário do Grande ABC. Todos os direitos reservados - 2017