Ação realiza 1.411 atendimentos

A EE Erasmo Batista de Almeida, no Jardim Mombae, em Diadema, foi palco das atividades do Diário nos Bairros no sábado. No total, foram realizados 1.411 atendimentos, sendo disponibilizados à população serviços e oficinas em diversas áreas.

Conforme a vice-diretora da unidade e responsável pelo programa Escola da Família – implantado recentemente na unidade –, Livian Magda Distasi dos Santos, o bairro é carente em relação a atividades de lazer. São cerca de 500 alunos. “No bairro não tem praças ou outros espaços que as famílias possam desfrutar. Eventos assim acabam suprimindo essa carência, mesmo que de forma momentânea”, disse.

Na área da Saúde, foram realizados 67 atendimentos entre aferição de pressão e testes de glicemia. Houve ainda 25 orientações jurídicas e do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e 18 cadastros de currículos. Na área da beleza, foram 45 cortes de cabelo e 23 limpezas de pele realizados. Além disso, houve teatro de fantoches e demais apresentações voltadas ao público infantil.

Moradora do bairro e dona de casa, Maria Araújo Melo, 53 anos, foi com a filha ao evento, Ludmila, 13, que é estudante da unidade de ensino. “Eu fiz limpeza de pele e ela participou do teatro e foi nos brinquedos. Foi um sábado diferente e que nós precisávamos muito, porque aqui a gente não tem muita opção”, contou ela, que ficou sabendo do evento por meio da filha.

A doméstica Alzenir Avelino, 52, resolveu acompanhar a amiga à atividade e também se surpreendeu. “Nos finais de semana nós ficamos em casa, porque não tem o que fazer no bairro. Ainda mais para as crianças, que ficam brincando nas ruas. Faltam atividades educativas. É uma ótima iniciativa”, afirmou.

CAPACITAÇÃO

Com o intuito de ajudar famílias a incrementar a renda com a venda de produtos alimentícios, a cozinheira Ilai Apolinary, do Sperara Gourmet e Eventos, ministrou oficina culinária. Uma das opções mostradas foi massa de pão de ló, que pode ser utilizada como base para bolos, além de receita de bolo de laranja. “Ele é natural e é feito com a casca, o que ajuda a aproveitar todo o alimento”, afirmou.

A encarregada de limpeza Marlene Mirano da Silva, 42, que veio junto da filha e do neto, aproveitou a aula. “Gosto muito de fazer bolo e é sempre bom fazer uma receita nova. Também trouxe a criançada para aproveitar as atividades. Foi um final de semana diferente para nós”, destacou.

Teatro de fantoches e canil agradam

A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano participou da segunda edição do ano do Diário nos Bairros com duas atividades, que agradaram tanto o público infantil quanto o adulto. O teatro de fantoches, que trouxe a temática da prevenção da dengue, reuniu 64 espectadores. Já a apresentação do canil teve a participação de 53 pessoas.

O enredo da peça abordou a importância do descarte correto do lixo, além das consequências da falta de preocupação com o tema. Para ilustrar, os dois bonecos protagonistas da atração foram surpreendidos com a visita indesejada do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya.

Embora o projeto da GCM já seja realizado em escolas e instituições desde 2003, a temática da dengue começou a ser debatida neste ano. A estimativa é a de que pelo menos 50 mil pessoas tenham sido atingidas pela iniciativa.

“Nos reunimos com outras guardas que também fazem esse tipo de ação, como a de Diadema, de Ribeirão Pires e de Cotia, e resolvemos trazer um tema unificado, para que haja uma formação em conjunto. O tema sempre é falado bastante na mídia, então vimos a necessidade de trazer isso para as crianças e para os pais absorverem”, afirmou a GCM Mônica Faghi, integrante do projeto.

Os animais do canil da instituição, utilizados em operações e no apoio das ações das polícias Civil e Militar, também foram atração. Além de demonstrarem o treinamento realizado junto aos cães, as brincadeiras fizeram a alegria da garotada, com direito a troca de sapatos, que eram localizados pelos bichos.

O canil mantém 12 cachorros, mas apenas três foram designados para as atividades. Além dos bem treinados pastor cinza Logan e o pastor-belga Bronx, especialistas em farejar drogas, armas e ajudar na localização de pessoas desaparecidas. Mas a sensação da festa foi a filhote de labrador Luna, 4 meses. “As crianças foram muito participativas e gostaram muito dos animais e das atividades. Ainda mais dessa interação com os guardas, porque o nosso intuito é justamente a aproximação com a comunidade”, disse o comandante do canil, Douglas Bispo de Souza.

Atividades educativas ensinam sobre o trânsito e eletricidade

As atividades desenvolvidas no Diário nos Bairros também trouxeram orientações e dicas importantes para toda a família. A Ecovias, concessionária responsável pelo SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes), abordou os cuidados no trânsito no espetáculo com temática circense Deu a Louca no Trânsito do projeto De Bem Com a Via.

Além do público infantil, o intuito é que a mensagem chegue até aos pais das crianças. “A ideia é falar de trânsito por meio da cultura do circo para também chegar aos adultos. Muitas vezes, eles (adultos) acabam se divertindo mais do que as crianças”, afirmou o responsável pelo projeto, Leandro Almeida.

A peça teatral, que promove diversos momentos de interação com o público, aborda desde a importância do uso do cinto de segurança, inclusive no banco traseiro, a travessia de vias por meio de faixas de pedestres e passarelas, entre outros. Conforme Almeida, os perigos da rodovia também são abordados. “Boa parte da Imigrantes corta Diadema e grande parte da população utiliza essa rodovia. Frisamos bastante a questão do acostamento e como utilizar os telefones SOS em segurança, além de falar dos limites de velocidade e do uso do capacete.”

As crianças também levam para casa revista com o conteúdo da atividade e passatempo. O intuito é que elas repassem o que foi aprendido para toda a família. O projeto foi criado em 2008 e, atualmente, é realizado durante todo o ano. Desde a criação, já foram atendidas mais de 60 mil pessoas em mais de 40 escolas e 25 comunidades.

Também por meio de atividade educativa, a AES Eletropaulo realizou demonstração sobre os perigos da rede de energia elétrica. Um pequeno circuito foi montado para ilustrar acidentes que podem ocorrer dentro de casa e também nas ruas. “Fizemos duas palestras: uma para a faixa etária dos 14 e 15 anos e outra para os mais novos. A ideia é que eles também repassem isso para os amigos e para os pais”, contou o eletricista Cleber Amadeu, um dos responsáveis pela atividade. Foram 87 atendimentos realizados no local.

As crianças não desgrudavam os olhos da atração, principalmente no momento em que houve demonstração do que acontece quando há contato de pipas com a rede elétrica. Os pequenos também receberam material didático sobre o assunto e brindes. “Cortei o meu cabelo e aprendi um monte de coisas: que não podemos gastar energia e que é perigoso colocar a mão no fio. Para atravessar a rua tem que olhar bem”, disse o pequeno Bruno Carlos Martins, 11 anos.

DAMAS

O jogo de tabuleiro era visto pelas crianças como desconhecido. Porém, a oficina de damas foi bem recebida pelo público de todas as idades. Conforme o coordenador do projeto Rei Tomaz, Reinaldo Tomaz da Silva, entre os principais ganhos do jogo está o estímulo das crianças.

“Tem o grande benefício da concentração, porque você desenvolve estratégias para ganhar do adversário. Além disso, tem a questão da coordenação. Hoje, eles (crianças) são mais acostumados com jogos eletrônicos e as damas acabam fomentando um novo passatempo”, disse ele, que tem projeto para a criação de uma liga na cidade.

A cama elástica e o escorregador também foram destaques na edição. Além disso, a oficina oferecida pela Liga Amadora de Basquete do ABC reuniu 69 crianças. 





É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Diário Online Copyright Diário do Grande ABC. Todos os direitos reservados - 2017