Moradores de Rio Grande são atraídos por serviços de Saúde

O acesso à Saúde é considerado difícil por moradores de Rio Grande da Serra abordados pela equipe de reportagem do Diário. Neste sábado, a cidade receberá serviços referentes à área, por meio do Diário do Grande ABC nos Bairros. A ação social será realizada das 9h às 15h na Escola Estadual Cassiano Ricardo – Rua Agostinho Cardoso, Vila Figueiredo.

Além de Saúde, a população terá à disposição outros serviços, como cadastramento de currículos, atividade a ser utilizada por Rogerio Luiz Santos Perillo, 51 anos, para quem Saúde e Educação precisam melhorar na cidade. Ele também cita a falta de áreas de lazer para crianças e adultos praticantes de exercício. “Vou fazer exame de pressão e glicemia. Também tentarei arrumar emprego”, afirma. 

O comerciante Joel de Jesus dos Santos, 59, há 50 na cidade, avalia que Rio Grande da Serra tem se desenvolvido ao longo dos anos, mas aponta o que o desagrada. “Problemas mesmo são segurança e lazer, que aqui é devagar, tem pouco”, afirma, ressaltando que no sábado irá medir a pressão e fazer o teste de glicemia. “Farei porque é bom.” 

Outro morador que participará do evento é o motorista Antonio Cleone da Silva, 47. Ele pretende aproveitar os serviços oferecidos pelos profissionais do Colégio Renil e pela Prefeitura de Rio Grande da Serra. “Vou fazer o teste de glicemia. Gostaria de pegar outra carteira de trabalho, a minha está dando por encerrada.” 

A doença mascarada pela falta de sintomas faz com que moradores não procurem postos de Saúde e, consequentemente, não se cuidem. A má alimentação pode resultar em pressão alta ou diabete.

Para o coordenador e responsável pelo curso de Técnica e Auxiliar de Enfermagem do Colégio Renil, Ricardo Fritiz de Aquino, 41, a ação é importante para a população, que contará com instrução de professor e alunos do curso. “O projeto é de fundamental importância, e a população só tem a ganhar. Muitos vão descobrir que têm diabete no dia.A doença não tem cura e precisa ser controlada.”





É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Diário Online Copyright Diário do Grande ABC. Todos os direitos reservados - 2017