Jogo ensina como o plástico é feito e importância de se reciclar o material

O Ciclo do Plástico, jogo ecológico idealizado pela Braskem, composto por algumas cartas, um dado e um tabuleiro gigante esticado no chão, que explica todo o processo do plástico, desde a extração do petróleo para sua fabricação à reciclagem, foi um dos destaques da sétima e última edição, no sábado, do Diário do Grande ABC nos Bairros em 2016.

A ação social foi realizada na EE Professor Ovídio Pires de Campos, localizada na Cidade São Jorge, em Santo André. Setenta e seis crianças participaram da atividade promovida pela empresa do ramo petrolífero. 

A brincadeira funciona da seguinte maneira: cada jogador se locomove no tabuleiro de acordo com o número tirado no dado e com as instruções das cartas. A cada rodada, o participante vai aprendendo sobre o ciclo do plástico. No fim, ganham brindes.

“Temos obtido grandes resultados com essa ação. Percebemos que as crianças têm compreendido a importância da reciclagem”,festeja a assessora do programa de visitas da Braskem Jaqueline Duarte Costa. 

Toda a preocupação da empresa com o meio ambiente faz sentido. Em 2015, o Inpes (Instituto de Pesquisas Socioeconômicas) da USCS (Universidade Municipal de São Caetano) mostrou que a preocupação com a reciclagem no Grande ABC tem regredido.

Em 2010, 1.050 famílias foram ouvidas. Naquela ocasião, 20,6% dos entrevistados confessaram não praticar a separação

dos resíduos em casa. No ano passado, o mesmo número de famílias foi questionado e, dessa vez, 29,7% afirmaram não fazer a ação.

Se depender dos participantes da gincana, a estatística tem tudo para voltar a avançar. “Devemos parar de poluir, porque corremos o sério risco de acabar com o meio ambiente no futuro”, afirma a aluna do 6º ano da EE Professor Ovídio Pires Sandra Vitória de Oliveira Lima, 12 anos.

Mesmo com a pouca idade,Julia Amaral de Lima, 9, sabe  muito bem o que acontece quando não há reciclagem ou descarte consciente de resíduos pela população. “Todo o lixo jogado na rua entope os bueiros e causa enchentes. Pessoas e animais acabam morrendo”, declara.

Temporada soma 15.844 atendimentos

É avaliado como sucesso absoluto o resultado da temporada 2016 do Diário do Grande ABC, que terminou no sábado coma ação na EE Professor Ovídeo Pires de Campos, em Santo André. Em sete edições realizadas no ano, foram contabilizados

15.844 atendimentos. Todos gratuitos.

A iniciativa do Diário, executada pelo departamento de Marketing, coordenado por Claudia Mara Richetto Zeber, obteve reconhecimento público. O jornal recebeu da Câmara de Rio Grande da Serra votos de congratulações, reconhecimento

e júbilo pela realização da ação social na região. 

“Parabéns a todos aqueles que de várias formas doaram seu tempo, trabalho e carinho para a realização deste importante ato de solidariedade, proporcionando sorrisos e alegrias ao próximo, ato este em que se exprimiu um imenso desejo de paz e harmonia junto à atitude de doação ao outro, na ajuda e colaboração baseada no respeito recíproco na prestação de serviços”, diz trecho da Moção 007/2016 aprovada pelos 13 vereadores.

Em 2016, a ação passou por Diadema (1.953 atendimentos),Mauá (3.673),Ribeirão Pires (2.710), Rio Grande (2.152), São Bernardo (2.178), São Caetano (1.316) e Santo André (1.862). 





É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Diário Online Copyright Diário do Grande ABC. Todos os direitos reservados - 2017