Moradores da Cidade São Jorge reclamam da Saúde

A população do bairro Cidade São Jorge, em Santo André, tem sofrido com a precariedade da Saúde pública municipal. As principais reclamações giram em torno da falta de especialistas e da demora para marcação de consultas. No sábado, das 9h às 16h, a EE Professor Ovídio Pires de Campos, situada na Rua Espírito Santo, recebe a próxima edição do Diário do Grande ABC nos Bairros, ação social promovida pelo Diário e parceiros.

A situação da Saúde no local preocupa os moradores. A única UBS (Unidade Básica de Saúde), que fica na Avenida São Paulo, 800, carece de manutenção estrutural. Além dos muros pichados, a unidade não possui nenhum tipo de identificação.

O aposentado José Vieira, 82 anos, revela o drama que tem tirado seu sono nos últimos dois anos. Segundo ele, sua mulher precisa operar os dois joelhos, mas, por conta da falta de especialistas, ela não consegue realizar os exames pré-operatórios. “Isso aqui está difícil demais, para não dizer outra coisa. Minha mulher não aguenta mais andar e querem que a gente caminhe de posto em posto para ela poder passar nas consultas.”

De acordo com o aposentado, a falta de remédios também é constante. “É difícil encontrar os medicamentos que precisamos. As filas também são muito grandes, é um verdadeiro sofrimento para quem tem problemas para andar, como eu e a minha mulher.”

A cabeleireira Samara Oliveira, 29, avalia a situação da Saúde no bairro como péssima. “Falta tudo: médicos, remédios e estrutura. Preciso passar minha filha com especialistas e o pessoal do posto disse que a espera era de mais de dois anos. Desisti.”

No sábado, durante a ação social, o Colégio Renil disponibilizará à população serviços como aferição de pressão e testes de glicemia, a fim de controlar doenças crônicas como hipertensão e diabetes. Já a Dental Plus cuidará da Saúde bucal, por meio da realização de avaliações odontológicas. Os serviços são todos gratuitos. 





É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Diário Online Copyright Diário do Grande ABC. Todos os direitos reservados - 2017