Crianças aprendem o valor de falar a verdade

As centenas de pessoas que compareceram no sábado à EE Laura Lopes, em São Caetano, constataram o objetivo fundamental do Diário do Grande ABC nos Bairros: aliar serviços sociais a orientações sobre cidadania,segurança e saúde.

As dicas são transmitidas de maneira leve e agradável, por meio de apresentações musicais, teatro ou palestras, sempre com acompanhamento de profissionais com conhecimentos sobre os temas.

Um dos casos foi o teatro de fantoches da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano. Os agentes provocaram gargalhadas e reflexões, especialmente na criançada, com a encenação da peça Mentira, Tô Fora. No espetáculo, a personagem Dorotéia acha graça em contar mentiras e passar trotes, até que seu avô assusta-a fantasiado de fantasma.

Após se revelar à neta, o avô faz o alerta: “Você não pode contar mentira para as pessoas porque, quando for verdade e você precisar de socorro (como na situação em que se viu perseguida por um fantasma), ninguém acreditará.”

A guarda-civil Mônica Faggi explicou o porquê dessa abordagem. “A guarda ainda recebe ligações falsas realizadas por crianças. Tratar o tema por meio de uma peça teatral é uma das melhores maneiras de conscientizá-los”, diz.

Assim como a personagem Dorotéia, o estudante do 6º ano do Ensino Fundamental na EE Laura Lopes João Victor, 12, aprendeu direitinho a lição. “Não devo mentir, pois ninguém acreditará em mim depois”, conta. 

Técnicos da AES Eletropaulo ministram a palestra Segurança com a População – Uso consciente e Seguro da Energia Elétrica. Os profissionais simularam acidentes que podem ocorrer em qualquer residência, como curto-circuitos e sobrecarga na tomada. Além disso, alertaram às crianças sobre os perigos de empinar pipa próximo à rede elétrica e soltar balões.

“É comum haver registros de acidente nos meses de junho e julho. Ocorrências com esses materiais costumam causar danos à rede elétrica ou até mesmo levar o indivíduo à morte”, diz o técnico em eletricidade Luis Ciqueira.

O alerta provocou a reflexão do estudante Gustavo Tito, 13 anos. “Solto e tiro pipa dos fios. Nunca tive medo, mas depois que vi o que acontece com a pessoa quando toma um choque, nunca mais passarei perto da rede elétrica”, promete o garoto.

Mateus Rodrigues, 12, também é outro que se aventurava em meio aos fios energizados, mas que agora não cometerá o erro, que pode custar a vida. “Não sabia a gravidade do que estava fazendo. Nunca mais soltarei pipa perto dos fios.”

Higiene bucal faz os dentes ficarem saudáveis e deixa o sorriso bonito

 

A melhor maneira de se ter dentes saudáveis e sorriso bonito é manter bons hábitos de higiene bucal. É o que recomenda o dentista da Dental Plus Caio Cisatto: “Escovar os dentes três vezes por dia, no mínimo, sempre após café da manhã, almoço e jantar. Além disso, fazer uso de fio dental e enxaguante”. 

A escova de dentes ideal deve ter a cabeça pequena (para atingir todas as partes dos dentes), cerdas macias e de tamanho uniforme. “Esse tipo de escova se adapta a qualquer tipo de boca”, diz o dentista.

Diferentemente dos comerciais, a quantidade de creme dental colocado na escova deve ser equivalente ao tamanho de um grão de arroz cru. 

Por fim, a escovação deve ser feita sem pressa, higienizando todas as superfícies dentárias e a língua. Recomendase

também a visita ao dentista a cada seis meses. “Boca saudável previne inúmeras doenças”, orienta Cisatto. 





É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Diário Online Copyright Diário do Grande ABC. Todos os direitos reservados - 2017