Ação social beneficia S.Caetano e atrai até moradores da Capital

Maria do Carmo, 54 anos, é moradora da Vila Califórnia, na Capital.

Ela enfrentou a manhã gelada de sábado para vir com o neto de 12 anos até a EE Laura Lopes, no bairro Prosperidade, em São Caetano, onde ambos participaram da sexta edição do Diário do Grande ABC nos Bairros em 2016. A ação social, promovida pelo Diário e parceiros, levou serviços e lazer gratuitos para a comunidade. 

Desempregada há alguns meses, Maria do Carmo aproveitou o corte de cabelo gratuito oferecido pela Associação dos Cabeleireiros de Santo André para mudar o visual. “O dinheiro que estou economizando será guardado, pois não sei até quando ficarei sem emprego”, conta.

 

Na cadeira ao lado estava sentada a aposentada Antonieta Maria da Silva, 63, que também aproveitou a chance para aparar as madeixas. “O dinheiro economizado servirá para comprar pacote de feijão, pois está muito caro.” Além do corte de cabelo, os moradores do bairro e também de localidades vizinhas, como São Paulo, tiveram acesso a diversas atividades, como aferição de pressão arterial e testes de glicemia (diabetes), palestras odontológicas, oferecidas pela Dental Plus, e sobre o uso consciente e seguro da energia elétrica, promovida pela AES Eletropaulo; limpeza de pele, realizada pela Nemawashi Cosméticos; oficinas de pintura, ofertada pelo Instituto Sustentabilidade Mundial; teatro de fantoches da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano; cama elástica e pula-pula; apresentação musical do Projeto Locomotiva e serviço de simulação de tempo de contribuição e valor de aposentadoria oferecido pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). 

O serviço de simulação de tempo de contribuição e valor de aposentadoria, inclusive, foi um dos mais procurados. A proposta do INSS é utilizar a ação social do Diário para facilitar o acesso do cidadão aos diversos serviços gratuitos oferecidos pelo órgão.

Não foram apenas os adultos que tiraram proveito da ação social. Larissa Vasconcelos, 11, aluna do 6º ano do Ensino Fundamental no colégio, perdeu a conta de quantas vezes pulou na cama elástica. “Temos que aproveitar, pois não é sempre que temos tanta coisa para a gente brincar. Gostaria muito que a escola recebesse mais vezes o projeto”, diz.

A estudante Gyovana Mayara, 11, também adorou os momentos de diversão. “Gostei de todas as atividades, mas o teatro de fantoches me encantou”, conta.

 

 

 

 

Sexta edição de evento registra 1.316 atendimentos sem custo

O relatório de atendimentos da sexta edição do Diário do Grande ABC nos Bairros em 2016, ocorrida no sábado na EE Laura Lopes, em São Caetano, aponta 1.316 ações realizadas, todas gratuitas. A cama elástica, com 336 ingressos distribuídos, foi o brinquedo mais requisitado. Entre os serviços, os de Saúde foram os mais demandados: 87 aferições de pressão e o mesmo número de testes de glicemia.

Peça de teatro encenada pela Guarda Municipal de São Caetano, que mostrou os problemas de falar mentiras com frequência, foi assistida por 89 espectadores, crianças na maior parte – exatamente o público-alvo da apresentação.

Oficina de pintura atraiu 54.

Tantos atendimentos sem qualquer tipo de cobrança só são possíveis graças aos parceiros e aos funcionários do Diário, que apoiam a ideia de levar diversão e serviços a comunidades carentes das sete cidades do Grande ABC. A participação de dezenas de voluntários garante o sucesso da ação social, que já é realizada há uma década pelo jornal.

A próxima ação social ocorrerá dia 25, na Cidade São Jorge, em Santo André. Dessa vez, o Diário do Grande ABC nos Bairros será realizado nas dependências da EE Professor Ovídio Pires de Campos, das 9hàs 16h.Estão previstas atividades de lazer, cuidados com a saúde e serviços de orientação acerca de diversos temas, como dicas para empinar pipa com segurança.

 




É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Diário Online Copyright Diário do Grande ABC. Todos os direitos reservados - 2017