Ação social oferece atividades de lazer e serviço a S.Bernardo

24/05/2016
Renato Fontes

 

Moradores do bairro dos Alvarenga, em São Bernardo, tiveram um sábado especial. A EE Domingos Peixoto da Silva foi palco da quinta edição do Diário do Grande ABC nos Bairros em 2016. A ação social promovida pelo Diário e parceiros levou serviços e lazer gratuitos para a localidade.

Há mais de duas décadas acompanhando a falta de locais para os pequenos se divertirem, o líder comunitário Amarildo Reis, 54 anos, agradeceu a lista de atividades oferecidas pelo Diário do Grande ABC nos Bairros. “Faltam opções de lazer para nossas crianças. Um evento com esse porte ameniza os nossos problemas.”

Dentre as atrações culturais, destaque para a peça teatral De Bem com a Via, promoção da Ecovias, que celebra o Maio Amarelo, conjunto de ações integradas para ensinar leis de trânsito de forma divertida, com o objetivo de contribuir para a redução de acidentes no trânsito. Mais de 60 pessoas acompanharam a apresentação. “Estimulamos a reflexão do público sobre a importância de vivermos em harmonia com o trânsito”, explica o analista de sustentabilidade e responsável pelos programas sociais da concessionária, Leandro Almeida.

Criado em 2008, o projeto de conscientização da Ecovias já atendeu a mais de 48 mil pessoas em 36 escolas e 28 comunidades do entorno das rodovias do SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes).

De acordo com a Ecovias, em 2015 foi verificado o menor número de acidentes e mortes desde que assumiu a concessão do trecho, há 17 anos. Foram registrados 4.532 acidentes contra 7.147 em 1999, redução de 36%. Em relação às vítimas fatais, o índice caiu 52%, de 149 em 1999 para 71 em 2015. Para Almeida, esses dados são reflexo das ações sociais. “Percebemos que o público tem sido disseminador da nossa mensagem.”

A estudante Suzana de Andrade, 13, absorveu a mensagem. “Aprendi que devemos respeitar o semáforo, atravessar sempre na faixa de pedestre e andar de bicicleta apenas na ciclofaixa”, conta.

Mãe de Suzana, a estudante universitária Elizônia Andrade, 40, fez parte do grupo de adultos que também deu gargalhadas com as palhaçadas da trupe teatral. “Por meio de uma linguagem lúdica conseguiram transmitir informações importantes às crianças e alertaram adultos sobre como agir corretamente em vias públicas”, comenta.

 

FANTOCHES

O teatro de fantoches da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano também encantou crianças e adultos. O espetáculo abordou dois temas: o bullying e o perigo dos estranhos. “Na primeira parte, explicamos que é errado ofender o próximo e que todos devem se respeitar. Na segunda, alertamos sobre os riscos de conversar ou aceitar presentes de quem a gente não conhece”, esclarece o guarda-civil e coordenador do teatro Luiz Carlos.

“Jamais devemos zoar ou xingar alguém, pois também não gostaríamos se fôssemos ofendidos”,revela a estudante do 8º ano do Ensino Fundamental da EE Domingos Peixoto da Silva Gabriella Briolli, 15.

Segundo a guarda-civil Francisca Alencar, a sensação de fazer parte do Diário do Grande ABC nos Bairros é a melhor possível. “Não há preço que pague ver os olhos brilhantes de cada criança durante a peça e ganhar um abraço caloroso no fim da atração. É a melhor coisa que fazemos na guarda”.





É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Diário Online Copyright Diário do Grande ABC. Todos os direitos reservados - 2017