Falta lazer no bairro Alvarenga

19/05/2016
Natália Scarabotto

 

Moradores do bairro Alvarenga, em São Bernardo, reclamam da falta de espaços de lazer. Não há ginásios esportivos, pontos culturais ou praças. Por esse motivo, famílias precisam ir para regiões próximas em busca de diversão. Os mais prejudicados são as crianças. “Elas não tem nada aqui para passar o tempo”, afirma a doméstica Maria Leni da Silva, 60 anos.
 
Os pequenos se arriscam brincando em ruas menos movimentadas ou em local mal conservado perto da Represa Billings. “Só o cheiro daquela água é insuportável de tanta poluição. Sem contar que elas podem cair lá dentro. Não é lugar para as crianças ficarem. Elas precisam de um local adequado”, afirma a tapeceira Raimunda Novaes, 58.
 
Vizinhos afirmam que há cerca de dez anos foi feita promessa pela Prefeitura de que o espaço perto da represa receberia melhorias e se tornaria uma praça. Entretanto, a ideia ficou apenas em conversas e no desejo da população.
 
O programa do governo Escola da Família, na Escola Estadual Domingos Peixoto da Silva, ajuda nessa questão. A instituição fica aberta aos fins de semana e são realizadas diversas atividades educativas e esportivas para todas as idades.
 
AÇÃO SOCIAL
 
No sábado, a população local será beneficiada com um dia diferente. O Diário do Grande ABC nos Bairros será realizado na escola, das 9h às 16h. Os participantes terão atendimento de saúde, beleza, brincadeiras e apresentações musicais e teatrais.
 
A Ecovias, parceira da ação, apresentará a peça De Bem com a Via, que ensina as leis de trânsito de forma divertida, às 11h. A atividade celebra o Maio Amarelo, mês de prevenção a acidentes de trânsito.
 

“Nosso objetivo é trabalhar as atitudes positivas e o respeito ao próximo”, afirma o analista de sustentabilidade da Ecovias, Leandro Almeida. “Com linguagem lúdica, o espetáculo tem o intuito de conscientizar cada cidadão sobre a importância de um trânsito responsável. Pretendemos difundir o tema entre os moradores e torná-los agentes multiplicadores”, destaca.  

 





É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Diário Online Copyright Diário do Grande ABC. Todos os direitos reservados - 2017