Ação social leva lazer e serviços de graça a Rio Grande

10/05/2016
Renato Fontes

 

O mês de maio está sendo mais do que especial para Rio Grande da Serra. Além dos 52 anos de emancipação, comemorados terça-feira, a cidade recebeu sábado a quarta edição de 2016 do Diário do Grande ABC nos Bairros. A EE Carlos Roberto Guariento, na Vila Niwa, foi sede da ação social, promovida pelo Diário e parceiros que levou serviços e lazer gratuitos para a população.

Os moradores tiveram acesso a diversos tipos de atividades, como aferição de pressão arterial e testes de glicemia (diabetes); palestras odontológica, oferecidas pela Dental Plus, e sobre o uso consciente e seguro da energia elétrica, promovida pela AES Eletropaulo; limpeza de pele, realizada pela Nemawashi Cosméticos; oficina de pintura, ofertada pelo Instituto Sustentabilidade Mundial; orientação e vagas de emprego e estágio, por meio da Agência Escola; e teatro de fantoches da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano.

Camilo Roberto da Silva, 52 anos, está desde setembro no cargo de vice-diretor do colégio estadual que recebeu a ação do Diário no sábado. Ele revela que os 450 estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Médio e toda a comunidade carecem de atividades de lazer. “Eles têm como diversão apenas projetos da Escola da Família. Caso contrário, são obrigados a ir ao Centro da cidade.”

A jovem Bárbara Cerejo, 15, estudante do 2º ano do Ensino Médio na EE Carlos Roberto Guariento, veio com a mãe e o irmão participar do evento. “Estamos tendo acesso a serviços que dificilmente teríamos em um dia comum”, festeja.

A dona de casa Jaira da Silva Santos, 59, mora há 29 anos no bairro. Casada e mãe de dois filhos, ela é testemunha ocular da dura realidade vivida diariamente pelos moradores da Vila Niwa. “A Saúde por aqui é de péssima qualidade. Para você ter uma ideia, meu marido foi ao posto tomar vacina contra a gripe (H1N1) e não encontrou a dose. Momentos de lazer por aqui são algo raro”, enumera ela, que aproveitou a oportunidade para aferir a pressão arterial e realizar o teste de glicemia.

A dona de casa e mãe da pequena Bárbara, Tatiana Cerejo, 35, acrescenta: “Quando não tem atividades na escola, as crianças são obrigadas a brincar na rua. Aqui é uma região esquecida pelas autoridades”. A auxiliar de cozinha Ângela Guijarro, 45, também aferiu a pressão e mediu o nível de glicose no sangue. “A organização do evento está de parabéns. Muito bom poder ter acesso a serviços gratuitos”, elogia.

O vice-diretor também comemora o fato de o colégio ter recebido pela primeira vez o Diário do Grande ABC nos Bairros, responsável por proporcionar momentos de lazer à comunidade. “Conseguimos trazer parte dos moradores para dentro da escola, algo raro de acontecer. Essa ação social poderia ocorrer mais vezes por aqui.”

 

Próxima edição do projeto vai ser em S.Bernardo, no dia 21

O Alvarenga, em São Bernardo, vai ser o alvo da quinta etapa do programa Diário do Grande ABC nos Bairros em 2016. As ações sociais acontecerão a partir das 9h na Escola Estadual Domingos Peixoto da Silva, localizada no número 7.199 da Estrada dos Alvarenga. Para ter acesso às atividades, não é preciso fazer nenhum tipo de inscrição; basta chegar e participar.

Durante sete horas, os moradores do bairro têm à disposição, sem precisar pagar nenhum centavo, gama de serviços destinados a suprir as deficiências da localidade, que é selecionada pela equipe do jornal entre os bairros mais carentes do Grande ABC. São atividades nas áreas da Segurança, da Saúde, do lazer e outras relacionadas à cidadania.

Para realizar o projeto sem nenhum custo para a comunidade, o jornal conta com parcerias sólidas que se estabeleceram desde o início, como a das escolas públicas, que sempre abrem seus prédios para receber a caravana do Diário do Grande ABC nos Bairros.

A decisão de criar o programa social foi tomada pela presidência do Diário em 2006, para ampliar suas iniciativas de responsabilidade social junto à comunidade. Em dez anos de existência, o Diário do Grande ABC nos Bairros promoveu 594.320 atendimentos, graças ao empenho de funcionários, colaboradores e apoiadores. No 11º ano, a ação é patrocinada pela Ecovias, Consladel e FM Rodrigues.





É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Diário Online Copyright Diário do Grande ABC. Todos os direitos reservados - 2017