Ruas esburacadas e sem asfalto prejudicam população da Vila Niwa

06/05/2016
Nelson Donato

 

Vias sem pavimentação, buracos e paralelepípedos disformes. Esse é o resumo das atuais condições das ruas da Vila Niwa, em Rio Grande da Serra. Amanhã o local, esquecido pelas autoridades, recebe a próxima edição do Diário do Grande ABC nos Bairros, ação social promovida pelo Diário e parceiros que será realizada na EE Carlos Roberto Guariento (Rua dos Colibris, 27), entre 9h e 16h.

Logo no acesso ao bairro, já se nota a falta de asfalto. O trepidar dos veículos ao andar pela vila denuncia as irregularidades nas vias. Entre os blocos crescem plantas, sinais evidentes de abandono.

A dona de casa Amoanita Miranda Oliveira, 39 anos, reclama das dificuldades de se locomover em um local assim. “Nas calçadas não tem como andar por causa do mato e do lixo. Sou obrigada a passar pela rua, mas do jeito que todas aqui estão, corro risco de me machucar.”

Os donos de veículos também reclamam das vias que, esburacadas, danificam carros e causam prejuízos. É o caso da vendedora Betânia Siqueira, 25. “Já perdi as contas de quantas vezes meu carro foi danificado. Raspei várias vezes nesses paralelepípedos que estão fora do lugar, nem sei quanto perdi nos consertos.”

Outra reclamação da vendedora é a falta de segurança. Segundo ela, a ausência de policiamento e iluminação ruim preocupam toda a população. “Moro próximo à Estrada da Maratona e lá temos medo de sair à noite. Não tem uma lâmpada na rua e, como não vemos uma viaturas da polícia há algum tempo, temo sofrer com a violência.”

O isolamento da Vila Niwa compromete a coleta de lixo no bairro. Para ajudar a conscientizar a população, durante a ação social do Diário o Instituto Sustentabilidade realizará a troca de garrafas PET e latinhas por roupas.

Outro serviço oferecido no evento é o atendimento da Unidade Móvel da AES Eletropaulo, que tira diversas dúvidas da população sobre os trabalhos oferecido pela empresa e alerta sobre os riscos da rede elétrica.





É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Diário Online Copyright Diário do Grande ABC. Todos os direitos reservados - 2017