Vila Niwa sofre com a falta de assistência na área da Saúde

05/05/2016
Nelson Donato

 

Os moradores da Vila Niwa, em Rio Grande da Serra, têm sofrido com as más condições da Saúde pública do município. A principal reclamação é a falta de especialistas e de medicamentos na UBS (Unidade Básica de Saúde) do local. No sábado, o bairro recebe o Diário do Grande ABC nos Bairros, ação social que pretende suprir parte dos problemas destacados. O evento será realizado na EE Carlos Roberto Guariento, na Rua dos Colibris, 27, das 9h às 16h.
 
De acordo com a auxiliar de cozinha Fernanda Oliveira, 40 anos, a situação da UBS Vila Niwa preocupa a vizinhança. “Moro aqui há apenas seis meses e já observei muitas carências. Acho que a principal delas é que quase nunca temos os remédios dos quais precisamos. Além disso, quando tenho problema de Saúde preciso ir com minhas filhas até o Centro da cidade em busca de especialistas. É uma situação difícil. Estamos abandonados aqui”, considera.
 
Apesar da defasagem, Oliveira isenta a equipe de profissionais que atua na unidade. “O médico e o restante do pessoal do posto são sempre muito atenciosos. É que, infelizmente, eles não têm boas condições de trabalho. Mas não podemos culpá-los.”
 
A limpeza do bairro também é criticada pela população. Além do mato alto tomar conta de várias calçadas, há lixo espalhado pelas vias, o que impede a passagem dos pedestres. “Os moradores quem têm de limpar tudo. Nem me lembro da última vez em que vi equipes de limpeza da Prefeitura”, destaca o aposentado Leonardo da Cruz, 66.
 
Outra reclamação do morador é o abandono de animais pela Vila Niwa. “Sempre vejo carros desconhecidos largarem cães por aqui. Temos muitos cachorros de rua. Além disso, vejo cavalos em situação de abandono e malcuidados”, denuncia.
 
 
SERVIÇOS
 
Aqueles que participarem da ação social no sábado poderão ter acesso a serviços como aferição de pressão arterial e teste de glicemia, oferecidos pelo Colégio Renil. Outro benefício será a avaliação odontológica, realizada por profissionais da Dental Plus.
 
Na área da estética e beleza, os moradores terão oportunidade de realizar higienização de pele, além de cortar o cabelo.
 

Para a garotada, atividades culturais, como apresentação teatral e de lazer também estão garantidas. 





É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Diário Online Copyright Diário do Grande ABC. Todos os direitos reservados - 2017