Ação social chega à Vila Niwa

04/05/2016
Nelson Donato

  

Na semana em que Rio Grande da Serra completa 52 anos, a população tem pelo menos um motivo para comemorar. No sábado, a Vila Niwa, área carente da cidade, recebe o Diário do Grande ABC nos Bairros. A ação social será realizada na EE Carlos Roberto Guariento, situada na Rua dos Colibris, 27, entre 9h e 16h.

O evento disponibilizará à população serviços como aferição de pressão, teste para glicemia, avaliação dentária, práticas esportivas e até o famoso teatro de fantoches da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano.

Basta caminhar pelas ruas do bairro para notar as carências. O local não possui nenhuma via pavimentada e, entre os paralelepípedos, há muitos buracos. O mato cresce e toma conta das calçadas, o que obriga a população a andar pelas ruas. Outra reclamação é sobre a precariedade da rede de esgoto, que em alguns pontos corre a céu aberto.

Apesar dos problemas, uma história de amor entre moradora e Rio Grande da Serra chama a atenção. A aposentada Maria Aparecida Oliveira Leite, a dona Cida, 77 anos, reside no município há 40, e acompanhou muitas mudanças ao longo do tempo. “Aqui era tudo mato. Cheguei com meu marido e a minha filha e construímos a nossa casinha. Não me vejo em outro lugar”, diz.

Apesar de gostar do lugar em que vive, a aposentada relata as dificuldades encontradas durante sua longa jornada. “Tudo o que conquistamos aqui foi com muita luta. Aqui não tinham ruas, só um monte de barro. Ao lado da minha casa tem uma fossa que há década pedimos para a Prefeitura cobrir, mas ninguém nunca nos ouviu. Meu vizinho acabou cobrindo com um monte de pedras, mas o mau cheiro ainda continua”, reclama.

Outra ligação de dona Cida com a cidade é o fato de ter comemorado seu aniversário ontem, mesmo dia em que o menor município da região. O fato a deixa lisonjeada. “É uma honra fazer aniversário junto com Rio Grande. Espero passar muitos aniversários aqui.”





É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Diário Online Copyright Diário do Grande ABC. Todos os direitos reservados - 2017