Ação social leva música, diversão e serviços para o Jardim Oratório

03/05/2016
Renato Fontes

  

Os moradores do Jardim Oratório, em Mauá, por um dia esqueceram a falta de lazer e diversão para a criançada. No sábado, a EE Mahatma Gandhi recebeu a terceira edição do Diário do Grande ABC nos Bairros, evento que oferece atrações e atividades gratuitas proporcionadas por parceiros do jornal.

Cerca de 1.000 pessoas participaram da ação social. Eles tiveram acesso a diversos tipos de serviços, como aferição de pressão arterial e teste de glicemia (diabetes), corte de cabelo, higienização de pele, esmaltação e maquiagem, avaliação odontológica e palestra da AES Eletropaulo sobre riscos de acidentes na rede elétrica.

O evento também levou à comunidade local o Projeto Locomotiva. A ONG oferece aulas de instrumentos de cordas e metais de sopro para crianças e adolescentes, formando assim uma orquestra.

O pula-pula, cama elástica, jogo educativo da Braskem, oficinas de pintura e desenho ofertados pelo Instituto Sustentabilidade Mundial, teatro de fantoches da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano e a oficina promovida pela Liga Amadora de Basquete do ABC foram os responsáveis por abrir sorrisos e retirar gargalhadas da criançada.

Daniela Masutti Ferreira, 48 anos, é diretora da escola há 15. Segundo ela, os 900 alunos do 1º ao 5º ano e os vizinhos do colégio precisam desse tipo de atividade. “Nossa comunidade é bem carente. As crianças necessitam de lazer, mas não encontram”, lamenta.

O estudante Isaque da Silva, 13, veio ao evento após receber um convite na porta da escola. Ele optou por passar a tarde na sala de oficina e pintura. “Atividades como essa ajudam no nosso desenvolvimento”, conta.

Vaneide de Moura, 55, destaca a importância da ação. “As crianças, estando com a cabeça ocupada, não têm tempo para aprender coisas erradas no meio da rua. Conheço o bairro há 35 anos e sei o que estou falando”, diz.

Até mesmo os profissionais da escola aproveitaram o evento. Foi o caso da professora Maria Genir, 54, que buscou o serviço de aferição de pressão arterial após sentir mal-estar. “Sofro de pressão alta há três anos. Minha pressão normal é 12/8, mas estava 14/8. Ainda bem que tinha as profissionais por aqui”, comemora.

 




É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Diário Online Copyright Diário do Grande ABC. Todos os direitos reservados - 2017